10/06/2014

Descubra a real quantidade de água no planeta

A água é um dos recursos básicos e essenciais para a manutenção de toda a vida no planeta. Sem água, não apenas a existência humana seria impossível, como a de todas as espécies, tratando-se apenas da água doce e potável. Vale pensarmos que é na água salgada dos oceanos que se desenvolvem as trocas químicas importantes para o equilíbrio ambiental e também a existência de milhares de espécies.

Mas, afinal, qual é a quantidade de água do planeta? E como ela está dividida? Estimativas apontam um número gigantesco quando o assunto é a quantidade de litros da substância líquida na Terra: seriam aproximados 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros ao todo. Isso contanto todos os tipos de água: desde a salgada dos oceanos, até as doces e superficiais de rios, lagos e congêneres, passando pelas águas profundas dos lençóis subterrâneos e as águas congeladas das calotas polares.

Embora se trate verdadeiramente de um recurso abundante, não é possível afirmar que a água esteja à disposição de todos os habitantes do planeta – ou garantida para a sobrevivência de todas as espécies que dela necessitam. Aproximadamente 98% de todas as águas da Terra encontram-se nos oceanos, que cobrem 70% da superfície terrestre.

Dos 2% restantes, a maior parte encontra-se congelada formando as calotas polares e suas geleiras – dando suporte a outro magnífico ecossistema, fundamental para o equilíbrio de todo o planeta. Apenas aproximadamente 0,036% da água do planeta é doce e está facilmente acessível, em rios, lagos, etc. Há ainda uma quantidade de água no subsolo e que pode ser acessada através de poços.

Esses números deixam claro o quanto a água é presente em nosso planeta, mas também o quanto ela precisa ser tratada de forma adequada e consumida com consciência. Todas as águas formam um elo que permite que a vida na Terra continue existindo e é nossa responsabilidade cuidar deste recurso de acordo com a sua devida importância.