Autor do Post
Carboni
Postado em
29 de Maio de 2023
O sistema Euro é uma regulamentação da emissão de poluentes de veículos pesados para motores a diesel e combustíveis renováveis, como o diesel verde. A cada atualização, o programa ganha um novo número. O Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), criado em 1986 pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), inspira-se nos mesmos parâmetros, ainda que com certo atraso. Desta forma, o Euro VI, já em vigor nos países da União Europeia desde 2014, chega ao Brasil em forma de Proconve P8.
Com a nova fase, desde janeiro de 2023, todos os novos caminhões produzidos no país devem seguir metas mais rigorosas para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos não queimados, monóxido de carbono e de material particulado na atmosfera. Basicamente, dar um respiro para nossos pulmões e para o nosso planeta.
VANTAGENS
Melhorar a qualidade do ar, sobretudo em centros urbanos, é um dos benefícios de limitar as emissões poluentes dos veículos. Os gases tóxicos para o ser humano podem provocar doenças pulmonares, logo menos poluição resulta em menos problemas de saúde e consequente economia nas despesas associadas à saúde pública.
Outro ponto importante é que o setor de transporte contribui com um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa. Segundo o relatório “Situação global do Transporte e Mudança Climática Global”, elaborado por mais de 40 organizações internacionais que atuam em prol de transportes sustentáveis e de baixo carbono, só os caminhões são responsáveis por 21% das emissões de CO2. Ou seja, implementar políticas que visem a redução da poluição veicular é essencial para os países alcançarem as metas de descarbonização e limitação do aquecimento global em até 1,5º C, conforme prevê o Acordo de Paris.
NOVOS REQUISITOS
Entre as novas regras, o Proconve P8 exige a medição de emissão de poluentes em tráfego real para obter a aprovação do veículo pelo Conama e Ibama. Os veículos também deverão continuar emitindo os mesmos níveis estipulados de gases por sete anos ou 700 mil quilômetros.
A legislação também estabelece níveis máximos de ruídos. Os limites entram em vigor gradualmente em três fases até 2033. Todas as exigências do P8 podem ser conferidas na íntegra na resolução 490/2018 do Conama.
“As novas diretrizes são importantes porque são veículos que contribuem de forma desproporcional para as emissões de poluentes no Brasil. Por exemplo, os veículos pesados representam menos de 4% da frota de veículos rodoviários no estado de São Paulo, mas respondem por mais de 80% das emissões de óxidos de nitrogênio”, destaca a fabricante Iveco.
Em conformidade com as novas exigências, a Iveco lançou o Natural Power, programa focado em ampliar o uso de combustíveis renováveis. Os modelos HI-WAY e S-WAY são exemplos de lançamentos de caminhões movidos a gás natural e biometano. Com o motor Euro 6, o S-Way possui baixo consumo de combustível – com 460 cv de potência, autonomia de 500 km e redução de até 95% de CO2.
Outro grande destaque da Iveco é o e-Daily, um veículo 100% elétrico e que, portanto, não emite poluentes. O modelo possui autonomia de até 400km em trajetos urbanos com até 50% de economia nos custos de manutenção.