Autor do Post
Carboni
Postado em
13 de Março de 2023
Pensar no dia 8 de março, quando se comemora, há quase cinco décadas, o Dia Internacional da Mulher, é rememorar a história de luta do gênero feminino por condições de igualdade na sociedade. É falar também sobre desafios, oportunidades, conquistas e tudo o que envolve um posicionamento mais respeitoso e democrático daquele que já foi considerado o “sexo frágil”. Por acreditar nesta como uma bandeira necessária, o Iveco Group promoverá, entre esta quarta-feira (8) e os próximos dois dias, ações destinadas às colaboradoras. O objetivo das iniciativas, realizadas no Complexo Industrial da empresa em Sete Lagoas (MG), é mostrar que “A gente pode ser o que quiser” – mote da campanha para a data deste ano.
Palestras e uma roda de bate-papo serão promovidas especialmente para o público feminino do grupo, que, no Brasil, engloba as marcas IVECO, FPT Industrial e IDV. Nesta quarta-feira, o assunto abordado será educação financeira; na quinta, acontecerá uma palestra sobre comunicação, com dicas sobre assertividade e autenticidade do discurso, e sexta-feira, uma roda de conversa sobre os desafios das mulheres no setor de transportes. As palestras serão conduzidas por Eliana Lages, gerente executiva de Tesouraria do Iveco Group para a América Latina, e Héllen Santos, coordenadora de Mídias Digitais da IVECO, e o bate-papo mediado por Christiane Alves, especialista em Recursos Humanos.
Adriana Valle, líder do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do Iveco Group, avalia que atividades como essas demonstram o compromisso do Iveco Group com a valorização da mulher em quaisquer âmbitos da sociedade, incluindo o mercado de trabalho, e a necessidade de conscientizá-las sobre o importante papel que desempenham. “Os temas escolhidos legitimam nosso compromisso com o protagonismo da mulher: ‘finanças’ por acreditarmos e apostarmos, cada vez mais, na independência delas; ‘comunicação’ pela importância que desempenha para abrir portas e consolidar oportunidades e, claro, os desafios do nosso segmento e como transformá-los em nosso favor”, afirma.
As atividades acontecem presencialmente para o público feminino, mas serão transmitidas virtualmente para todos os colaboradores do Iveco Group.
Outras iniciativas
A programação desta semana não é isolada. Ao longo de todo o ano, projetos, ações e campanhas são realizados entre os colaboradores com o objetivo de reforçar a mensagem de valorização da mulher. Em fevereiro, o Iveco Group manifestou apoio ao combate à violência de gênero ao aderir à campanha global “Red Bench” (Banco Vermelho, na tradução para português).
A iniciativa foi criada a partir do projeto de uma artista mexicana que perdeu uma irmã vítima de violência doméstica. O objetivo da ação, que culminou na pintura de três bancos vermelhos instalados no Complexo Industrial de Sete Lagoas, foi promover debates sobre a questão e reforçar o comprometimento da empresa em criar ambientes seguros e acolhedores para todas as mulheres.
Recentemente, o grupo também lançou o programa “Entre Nós Mulheres”, executado em duas frentes: Mentoria, por meio da qual colaboradoras mais experientes compartilham conhecimento com outras, as mentoradas; e Protagonistas, que promove reflexões sobre o posicionamento da mulher no mercado de trabalho e a sensibilização sobre a importância de um plano de carreira. Ambas as ações são executadas por colaboradoras voluntárias e convidadas.